SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 02 A 06 DE JUNHO DE 2008
Realizou-se no dia 02 à 06 de Junho a Semana do Meio Ambiente, onde foram envolvidas todas as disciplinas com os temas que envolvem Educação Ambiental.
Em Português: Leituras e produção de textos.
Matemática: Comparação e análise de dados sobre: gastos com conta de luz, água, cálculo da quantidade de lixo produzida diariamente por pessoa.
Ciências: preservação da biodiversidade, lixo, água, as consequências do efeito estufa, crise econômica e civilizatória, ética, e meio ambiente, cidadania, consumo sustentável, recursos hídricos, desmatamento, recursos naturais, efeito estufa, aquecimento global.
Artes: observação, desenhos, pintura do espaço natural X humanizado, músicas, danças, paródias, coreografia, confecção de cartazes, painéis, maquetes.
Educação Física: conservação do meio ambiente, arborização, coreografias, teatro.
Trabalhamos também com as revistas Mundo Jovem com os seguintes temas:
A energia que vem dos ventos
Cidades pequenas com qualidade de vida
Ecologia humana no cuidado das grandes cidades
Ecoturismo no Brasil, visita à natureza
É possível conviver ecologicamente com os plásticos?
Eficiência energética: consumir menos, produzir mais
Conhecer para preservar
Cuidar da saúde é cuidar do ambiente
Produzir e consumir orgânicos, uma prova de amor à vida
Brasil e os pilares da sustentabilidade
Agenda 21: afinal o que é isso mesmo?
As diferentes leituras de um Brasil tropical
Poluição nossa de cada dia
O que há de errado com o mundo?
Praias brasileiras, paisagens em transformação
Recursos naturais , a vida se renova
Todos pela amazônia
A importância das águas subterrâneas
Aparecem os efeitos do aquecimento global
Seguindo com nossas próprias pernas
Jovens indignados com o que gera morte na amazônia
Elaborou-se um cronograma semanal.
Na Segunda-feira: 02/06- Dinâmicas, leituras informativas, pesquisas, vídeos informativos.
Terça- feira: 03/06: Aula de campo no córrego Solta com alunos do 8º ano. Produção de textos, poesias, construção de maquetes dos ecossistemas, paródias, rap, literatura de cordel, produção de coreografias, montagem de peça teatral.
Quarta- feira 04/06: Mesa redonda, confecção de painéis com desenhos, gravuras, pinturas, colagens, painéis com mensagens ambientais.
Quinta- feira: 05/06: Continuação de confecção de murais, cartazes e painéis.
A energia que vem dos ventos
Cidades pequenas com qualidade de vida
Ecologia humana no cuidado das grandes cidades
Ecoturismo no Brasil, visita à natureza
É possível conviver ecologicamente com os plásticos?
Eficiência energética: consumir menos, produzir mais
Conhecer para preservar
Cuidar da saúde é cuidar do ambiente
Produzir e consumir orgânicos, uma prova de amor à vida
Brasil e os pilares da sustentabilidade
Agenda 21: afinal o que é isso mesmo?
As diferentes leituras de um Brasil tropical
Poluição nossa de cada dia
O que há de errado com o mundo?
Praias brasileiras, paisagens em transformação
Recursos naturais , a vida se renova
Todos pela amazônia
A importância das águas subterrâneas
Aparecem os efeitos do aquecimento global
Seguindo com nossas próprias pernas
Jovens indignados com o que gera morte na amazônia
Elaborou-se um cronograma semanal.
Na Segunda-feira: 02/06- Dinâmicas, leituras informativas, pesquisas, vídeos informativos.
Terça- feira: 03/06: Aula de campo no córrego Solta com alunos do 8º ano. Produção de textos, poesias, construção de maquetes dos ecossistemas, paródias, rap, literatura de cordel, produção de coreografias, montagem de peça teatral.
Quarta- feira 04/06: Mesa redonda, confecção de painéis com desenhos, gravuras, pinturas, colagens, painéis com mensagens ambientais.
Quinta- feira: 05/06: Continuação de confecção de murais, cartazes e painéis.
Sexta feira: Culminância dos trabalhos, através de apresentações, coreografias, poesias, músicas, exposição de painéis, músicas e apresentações de peças teatrais.
Acreditamos que de fato este projeto tenha contribuído para a construção do aprendizado de nossos alunos. E que no futuro colheremos as sementes que hoje estamos plantando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário